Quadrilha especializada em roubo de grãos é presa no RS.

30/07/2020

Nove suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no roubo e furto de cargas de grãos foram presos nesta terça-feira (28), em Cruz Alta e Ijuí, no Rio Grande do Sul.

A operação começou após o monitoramento de um caminhão carregado de arroz em Pelotas, no sul do RS e que tinha como destino o Maranhão. Como esperado, o veículo foi interceptado e desviado pelos criminosos para Cruz Alta.

Durante as investigações, a Polícia Civil localizou o veículo roubado no pátio de uma empresa de guinchos da cidade. A carga de 39 toneladas de arroz seria descarregada e revendida em seguida com notas fiscais frias (falsas).

Equipes de polícia foram até o local, onde realizaram a prisão de 9 suspeitos que efetuavam o descarregamento da carga.

VolvoEste

Além das prisões, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão em Cruz Alta e Ijuí, em empresas e casas de suspeitos de integrar a organização criminosa.

O trabalho investigativo apurou que os líderes do grupo utilizavam “laranjas” para registro dos caminhões e montavam empresas de fachada para obter as notas de frete, documento que autoriza a retirada de cargas nas empresas, além de contratarem motoristas com “nome limpo”. Os caminhoneiros recebiam as notas de frete e os veículos, sendo esses muitas vezes com placas clonadas. Depois, os motoristas retiravam as cargas e saíam na direção do destino, conforme registrado na nota de frete. Segundo os policiais civis, em dado ponto do trajeto, integrantes da quadrilha indicavam onde os motoristas deveriam desembarcar as cargas ou deixar o veículo carregado em algum ponto.

Ainda de acordo com as investigações, o grupo investia o dinheiro obtido na ação criminosa em outros caminhões, automóvel e imóveis na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

A carga recuperada na operação, avaliada em R$120 mil, foi devolvida ao proprietário.

Fonte: Jornalcaminhoneiro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)