Dicas para manter a cabine do caminhão organizada.

05/03/2021

A cabine do caminhão é o escritório e a casa do caminhoneiro. Enquanto ele está na estrada é nesse espaço que ele descansa e negocia os fretes. Portanto é essencial que a cabine esteja organizada para facilitar o trabalho do dia a dia. Um ambiente organizado aumenta as chances do motorista de realizar uma direção mais segura e eficiente.

Por esse motivo, separamos algumas dicas para ajudar o motorista a manter esse espaço mais confortável e funcional.

LIMPEZA

O primeiro passo é deixar o ambiente limpo. Isso significa fazer a limpeza dos componentes internos da cabine. Porém, o motorista deve estar atento aos produtos que serão utilizados para não danificar os objetos.

Em tempos de pandemia estar com a cabine higienizada corretamente ficou ainda mais essencial. Antes de iniciar qualquer viagem é importante limpar direção, câmbio e outros itens com produtos que eliminem presença de vírus e bactérias.

No painel, por exemplo, deve-se apenas tirar a poeira e utilizar panos umedecidos. No caso dos bancos, a sujeira pode ser eliminada através do aspirador de pó. Nos vidros pode ser utilizado produtos como limpa-vidro. Os tapetes podem ser limpos com sabão neutro, mas, para voltar a cabine devem estar totalmente secos.

FILTRO DE CABINE

O filtro de ar da cabine deve ser trocado periodicamente para que sistema não fique sobrecarregado e evitar também que ácaros ácaros, bactérias, odores fortes e partículas de poeira e fuligem não sejam jogados dentro da cabine.

ORGANIZAÇÃO

Para uma melhor organização de documentos, itens de higiene e de limpeza, o motorista pode investir em pastas e caixas organizadoras. Assim, todos os objetos e documentação importantes para o seu uso pessoal e do trabalho serão facilmente localizados. As roupas também devem ser armazenadas de maneira correta. E, sempre que lavadas devem secar totalmente antes de serem recolocadas na cabine. Assim, evita-se cheiros desagradáveis.

LIXO

Durante a viagem, o motorista acumula lixo como embalagem de água, refrigerante, diversos tipos de papel. Portanto, viajar com sacos de lixos é essencial. Principalmente para os motoristas que fazem viagens longas. Assim, a cada parada o motorista terá apenas o trabalho de fechar o saco de lixo e descartá-lo nos locais adequados.

REFEIÇÕES

Se alimentar na estrada nunca foi uma tarefa fácil para os caminhoneiros. Em tempos de pandemia essa dificuldade aumentou ainda mais. Muitos motoristas optam em comprar comida e fazer a refeição dentro da cabine. Porém, a prática aumenta o acumulo de sujeira no ambiente. O ideal é fazer as refeições do lado de fora do caminhão. Mas, se não tiver outro jeito, lembre-se de ir descartando todo o lixo e sobras de comida em uma sacola plástica e descarte em seguida em algum local apropriado.

CARRETA ON LINE

Fonte: Ocarreteiro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)