Empresa cria 5ª roda que desengata semirreboque em caso de tombamento.

23/09/2021

A Startup Axicle Engineering anunciou recentemente, o desenvolvimento de protótipo de 5ª roda que desengata com antecedência o semirreboque em caso de tombamento.

A empresa foi criada pelo engenheiro mecânico Steve Krug, ex-engenheiro da Tesla com formação em engenharia aeroespacial.

O sistema anti-roll é capaz de detectar quando o semirreboque (carreta) perde estabilidade e antes que tombe, desengata a quinta-roda do pino rei, evitando que o cavalo mecânico seja tombado junto.

“Nossa impressão do protótipo de quinta roda Axicle é que ele é uma virada de jogo para a indústria de transporte”, disse Ryan Scott, gerente de risco da Kysar Millenium Leavitt Insurance , ao FleetOwner . “Ele pode proteger os dois ativos mais importantes para um proprietário de frota: em primeiro lugar, o motorista, de lesões potencialmente devastadoras ou morte em um acidente de trânsito; em segundo lugar, a própria cabine, que é um item caro para substituir ou consertar após um acidente de capotamento. ”

A ideia da quinta-roda com esse sistema surgiu em 2020, com a pandemia do covid-19.

Steve Krug lutava para encontrar um novo emprego. Ele se reuniu com alguns ex-colegas da Tesla que haviam trabalhado no projeto Tesla Semi.

“Ficamos cientes de que capotamentos eram um problema na indústria de caminhões e um problema não resolvido”, disse o engenheiro. “Então, começamos a pensar em como poderíamos resolver isso.”

Atualmente, o projeto está tentando levantar US $ 10 milhões em financiamento para iniciar a produção de 10.000 unidades do novo dispositivo. Se tudo correr conforme o planejado, a empresa prevê produzir cerca de 80.000 quintas rodas por ano. 

Aém disso, a Axicle está trabalhando em uma demonstração pública da tecnologia no final deste ano no Porto Aéreo e Espacial de Mojave, que envolveria dirigir um trailer atrás de uma rajada de vento a jato para validar a tecnologia da quinta roda.

CARRETA ON LINE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)