QUANDO UM MITO DAS ESTRADAS ROUBA A CENA NOS AUTÓDROMOS

24/10/2019

A PÁTIO 201 CAMINHÕES E CARRETAS, uma das maiores revendas de caminhões e carretas do Brasil, localizada no bairro Pinheirinho da cidade de Curitiba-PR, em parceria com a MECÂNICA SUL DIESEL, movidos pela paixão de seus fundadores por velocidade e caminhões, resolveram montar um projeto em cima do lendário mito das estradas, o famoso SCANIA 111S.

O exemplar de 1978 foi o escolhido, pelo seu design ímpar e características mecânicas robustas, já que a primeira ideia foi apenas divulgar a marca da revenda e da mecânica. O objetivo inicial foi montar em cima do “Jacaré”, um projeto que pudesse frequentar eventos voltados para o universo de caminhões e ainda pudesse circular pelas ruas de Curitiba e cidades vizinhas. Novas ideias surgiram no decorrer, que começou pelo chassi do JACA201 (nome dado após sua primeira aparição no evento de arrancadas AREA41 CWB), que teve uma melhor configuração para andar com um motor mais forte que o original.

Mecânica

Suspensão: para que depois de modificado fosse estável e tivesse boa dirigibilidade.

Sistema de ar: precisou ser modernizado para garantir confiabilidade, fator fundamental para que o MITO possa ser freado adequadamente e possa realizar manobras de exibição.

Freios a disco: nas quatro rodas, item de segurança e que precisou ser muito bem dimensionado para estar compatível com a potência definida na modificação do motor.

A elétrica: é simples, mas foi feita com cautela.

Os pneus: foram desenvolvidos nos perfis 22x1.100 lisos com borracha super mole e as rodas escolhidas foram as de alumínio.

Designer

Por último os colaboradores dessa parceria PÁTIO 201 CAMINHÕES E CARRETAS e MECÂNICA SUL DIESEL se reuniram para tomar a decisão de cor da cabine e layout de patrocínios, chegando à conclusão de manter o layout do JACA201 conforme a essência da revenda PÁTIO 201, onde o preto e branco se destacam. Os detalhes ganharam a cor laranja, que é a cor histórica deste veículo.

Colaboradores

O projeto contou com o patrocínio fundamental da CENTRAL PEÇAS E VOLPARTS, junto com a equipe completa da MECÂNICA SUL DIESEL dedicada somente à revisão e modificações no motor que teve como objetivo de filtrar todas as ideias, avaliar, conciliar com o equipamento existente e implantar tudo do jeito que os idealizadores do projeto desejaram.

O resultado final foi um caminhão desenhado para participar de apresentações e competições de arrancada de caminhões. Esses eventos e competições atualmente tem maior calendário no estado de Santa Catarina e estão gradativamente se espalhando pelo Brasil.

Repercussão

A primeira performance do JACA201 no evento de arrancada AREA41 CWB já rendeu comentários nas redes sociais, como o post espontâneo feito no Facebook pelo usuário @DiegoBrunatto:

“Já vi muita coisa louca alinhar nessa reta do autódromo de Curitiba, mas essa Scania sem dúvida foi a mais insana de todas. Esse bicho tem torque para fazer a terra girar ao contrário. O ronco desse demônio são praticamente as trombetas do apocalipse...”.

O objetivo dos idealizadores é colocar Curitiba mais presente e ativa nesses eventos, tanto na participação como na realização de novos eventos na capital do estado do Paraná.

Com tantas inovações tecnológicas e novidades estéticas surgindo no mercado aquecido de caminhões, o SCANIA 111S, famoso “JACARÉ” continua roubando a cena, agora nas pistas de arrancada de todo o Brasil.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)