Tipos de caminhões: Descubra qual o ideal para sua obra.

10/01/2022
Durante a elaboração do projeto de uma obra é preciso listar todos caminhões que serão utilizados. Apesar disso fazer parte da rotina de engenheiros que trabalham nessa função, podem surgir algumas dúvidas sobre o que realmente é imprescindível. Para reduzir os gastos, muitos profissionais apostam no uso de caminhões que sejam versáteis, ágeis e desempenhem diferentes atividades. Para ajudar, listamos os melhores tipos de caminhões e carretas para ser utilizados em uma obra, desde caminhão pequeno a caminhões grandes. Dessa forma, você consegue analisar as funções e vantagens de cada um, facilitando a sua escolha.

Caminhão basculante

O caminhão basculante é essencial para a remoção de entulhos de uma obra! Isso por causa da sua traseira articulada, que traz mais praticidade para esse tipo de serviço.

Os caminhões caçamba, como também são conhecidos, podem ser utilizados para carregar materiais de construção, como areia, brita, cimento, entre outros.

Caminhões Basculante

SAIBA COMO UTILIZAR O CAMINHÃO BASCULANTE EM SUA OBRA

Comumente visto em obras de terraplanagem, escavação e demolição, o caminhão basculante pode ser utilizado em obras de diversos portes.

Quando há necessidade de transportar materiais a granel ou refugos, esse tipo de veículo é o mais indicado!

Por conta da sua traseira articulada, é possível ter mais praticidade na descarga e segurança no deslocamento do produto. Além disso, ele conta com outros benefícios, como:

  • Transporte de grande quantidade de resíduos ou material a granel;
  • Diversidade de caminhões basculantes, sendo possível utilizá-los de acordo com a quantidade ou o tipo de carga.

 

QUAIS OS TIPOS DE CAMINHÕES BASCULANTES?

Para saber qual o melhor tipo de caminhão basculante para sua obra, é preciso levar uma questão em consideração: a quantidade da carga.

Entulho esperando serem recolhidos por caminhões

Isso porque cada tipo de caminhão tem uma capacidade diferente. Além disso, há uma diferença em relação aos eixos, que podem ser simples ou duplos, na parte traseira ou dianteira. Confira abaixo algumas opções:

Toco (semipesado) Possui dois eixos, podendo o traseiro ser simples ou
duplo. Geralmente é usado no meio urbano ou para
pequenas viagens e consegue transportar até 6
toneladas. Além disso, pode chegar a 14 metros de
comprimento.
Truck
(pesado)
Também conhecido como trucado, possui o mesmo
comprimento do toco (14 metros). A diferença,
entretanto, está no eixo duplo da carroceria.Ele conta
com três eixos: um dianteiro e dois traseiros. Logo, o
peso é dividido entre as estruturas e é possível
transportar uma carga maior.
Bitruck Tem dois pares de eixos, tanto dianteiros como traseiros. Os dianteiros precisam ser direcionais, para guiarem o caminhão conforme a necessidade do motorista. Enquanto isso, os traseiros necessitam de tração nas rodas para que a força do motor seja distribuída entre elas.

 

Caminhão comboio

O caminhão comboio é a melhor alternativa para fazer o transporte de líquidos inflamáveis de forma segura, rápida e eficaz.

Geralmente utilizado em grandes obras – que precisam abastecer muitas máquinas –, ele é o único veículo que transporta combustível e lubrificantes de maneira correta.

Caso esses tipos de líquidos sejam transportados de outra forma, há o risco de ocorrer um derramamento, por exemplo. Esse vazamento é prejudicial para a empresa e, principalmente, para o meio ambiente.

Caminhão Comboio

O caminhão comboio tem um papel muito importante para as empresas. Com ele, é possível lubrificar e abastecer máquinas e veículos de uma obra sem precisar de deslocamento.

Além disso, esses caminhões contam com um reservatório exclusivo para o óleo usado. Ao fim do transporte, é possível retirá-lo para que ele seja descartado de maneira correta.

COMO ABASTECER O CAMINHÃO COMBOIO DE MANEIRA CORRETA?

Como a carga do caminhão comboio é líquido inflamável, é preciso ter alguns cuidados durante o seu carregamento.

O caminhão precisa estar com o motor desligado, em um local plano e longe de cursos de água. Isso porque, se houver um vazamento, a água não será contaminada pelo produto.

Para que o abastecimento ocorra de maneira correta, utilize uma pistola de desarme automático. Caso não tenha esse material, acompanhe o processo direto do bocal de enchimento ou no respiro. Isso fará com que possíveis derramamentos sejam evitados.

Lembre-se de manter sempre no veículo o kit de emergência de abastecimento, para caso ocorra algum imprevisto.

Além disso, antes e depois do abastecimento, faça a limpeza do bocal para que não entre qualquer resíduo no tanque.

Por fim, feche adequadamente o bocal. Dessa forma, o líquido inflamável será transportado de maneira segura.

Outro ponto em que precisa haver cuidado é o transporte do produto. Além de ter que dirigir com cautela, é preciso se manter longe de materiais que produzam faísca, fagulha ou chamas.

Logo, é proibido passar perto de incêndios florestais e estacionar em locais com risco de fagulhas.

Caminhão guindaste

O caminhão guindaste surgiu para inovar o mercado de máquinas! Ele consegue levantar e transportar equipamentos e peças mais pesadas do que as içadas por guindastes tradicionais.

Sua principal função é elevar e movimentar cargas pesadas com precisão e agilidade. Por conta da sua versatilidade, consegue trabalhar em terrenos acidentados e de difícil acesso.

caminhao guincho Easy Resize.com  1

Geralmente composto de uma lança de longo alcance, o caminhão guindaste possibilita trabalhos diferenciados e içamento em grandes extensões.

Sendo assim, é possível descarregar e carregar containers, organizar material pesado em grandes depósitos, movimentar cargas pesadas na construção civil e as conhecidas pontes rolantes ou guindastes móveis – muito utilizados nas indústrias de laminação –, além de motores pesados.

Além disso, é utilizado no içamento de vigas pré-moldadas, na movimentação de insumos nas construções civis e nas obras de montagens de estruturas metálicas.

Quais as vantagens do caminhão guindaste?

Por causa da sua versatilidade, o caminhão guindaste traz diversas vantagens para sua obra. Desenvolvido para auxiliar no transporte de cargas, ele consegue carregar o produto/equipamento tanto na horizontal como na vertical.

Seu sistema de movimentação flexível permite elevar cargas com diferentes tipos de peso. Além disso, não apresenta restrições para transitar em vias públicas como os guindastes tradicionais, por exemplo.

Outro ponto positivo está na variedade de caminhões guindaste. Dentre os modelos estão:

  • Poliguindaste;
  • Guindaste telescópio;
  • Guindaste articulado.

Desse modo, fica mais fácil escolher o tipo de caminhão que melhor se adequa à sua obra. Para isso, é preciso identificar quais serão as cargas transportadas e as especificações que serão necessárias para fazer a movimentação das peças.

Fonte: Lafaete.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)