Transportadora dos EUA vai usar comboio de caminhões sem motorista em transporte real.

24/05/2023

A empresa EASE Logistics de Columbus, Ohio, nos Estados Unidos, anunciou recentemente que será a primeira transportadora do mundo a realizar o transporte de cargas de valor comercial em um sistema de comboio, chamado oficialmente de platooning, onde o primeiro caminhão, dirigido por um motorista humano, controla os movimentos de diversos outros veículos que seguem atrás.

 

A empresa vai operar em conjunto com a DriveOhio, uma empresa de tecnologia que oferece o sistema Rural Automated Driving Systems (ADS). O projeto recebeu autorização do Ohio Department of Transportation (ODOT) para funcionar regularmente.

“A parceria com empresas inovadoras como a EASE para realizar testes no mundo real é a chave para desbloquear todos os benefícios de segurança e eficiência que a tecnologia de platooning de caminhões pode oferecer”, diz Preeti Choudhary, diretor executivo da DriveOhio.

Os dados gerados pelo projeto serão compartilhados com a Federal Motor Carrier Safety Administration e o Departamento de Transporte dos EUA para desenvolver políticas nacionais para a tecnologia, removendo barreiras para a integração segura desses sistemas nos EUA.

Inicialmente serão usados dois caminhões, apelidados de Tom e Jerry, em referência ao gato e rato dos desenhos animados.

Quando Tom e Jerry estão no modo de comboio, o motorista líder controla a velocidade, frenagem e aceleração, enquanto o veículo seguinte, totalmente conectado, corresponde precisamente ao movimento do veículo líder. No segundo veículo seguirá um motorista de segurança, para o caso de um emergência.

Para poderem operar no sistema de comboio, os motoristas da transportadora passaram por treinamentos de mais de 400 horas, garantindo que saibam agir em qualquer situação do trânsito, considerando que outro veículo está repetindo todos os movimentos que ele faz na cabine.

Os motoristas selecionados já estão dirigindo os caminhões, mas de forma solitária, para coleta de dados e monitoramento do sistema de transmissão de informações entre os veículo.

O modo de comboio pode ser ativado ou desativado pelos motoristas, dependendo do trânsito da rodovia, clima e qualquer condição da estrada que seja considerada insegura.

Caso um veículo invada o meio dos dois caminhões, a tecnologia identifica a ocorrência e muda para o modo manual de condução, evitando qualquer tipo de risco.

Os testes iniciais começam nas próximas semanas, exclusivamente em estradas de Ohio.

Expotruck

Fonte: blogdocaminhoneiro.