KamAZ revela como será o seu caminhão do futuro com inteligência artificial

18/12/2019
A Kamaz, maior fabricante de caminhões da Rússia, apresentou seu caminhão de transporte de ficção científica, que deve chegar às ruas em cerca de cinco anos. Ele diz que o veículo oferece conforto incomparável para o motorista, que recebe uma cabine confortável e assistência em IA.

Muitos recursos estão sendo bombeados pelo Estado para a revisão de sua infra-estrutura de transporte e o continente Kamaz-54901 parece ser o caminho adequado para as estradas e pontes recém-construídas da Rússia.

O caminhão de 30 toneladas possui uma unidade de potência híbrida, na qual um motor turbo-diesel é apoiado por um elétrico. Essa solução a torna 17% mais eficiente que os modelos anteriores, que operavam apenas com diesel. A taxa de consumo de combustível é de 25 litros por 100 quilômetros.

A espaçosa cabine do caminhão foi projetada para proporcionar o máximo conforto ao motorista durante suas longas viagens. Está equipado com uma geladeira, um forno de microondas, um fogão múltiplo e um tanque de lavagem. Há um nicho separado para documentos, um cofre com uma fechadura combinada e uma cama dobrável de 90 centímetros de largura. A eletrônica de bordo é parcialmente alimentada por painéis solares embutidos no teto do veículo.

O painel de controle do continente é representado por um sistema multimídia com tela de toque de 39 cm (15,5 polegadas), que combina as funções de um centro de entretenimento e um computador de bordo. Outro tablet está instalado no volante, enquanto mais duas telas estão localizadas nas laterais da cabine para exibir os visuais das câmeras que substituíram os espelhos retrovisores.

Operar o Kamaz do futuro seria impossível para um motorista embriagado ou cansado da estrada. O motor do continente simplesmente não liga se o motorista falhar em um teste de sobriedade sem contato. A pessoa ao volante também é constantemente monitorada por duas câmeras, que avaliam sua condição física com base na posição da cabeça, na frequência de piscar e em outros fatores.

O sistema de inteligência artificial ‘Highway Pilot’ foi designado como o principal assistente do motorista do novo caminhão. Permite freios de emergência, alternar faixas e fazer curvas automaticamente, para controle de cruzeiro adaptável, reconhecimento de sinal de trânsito e outros recursos.

Espera-se que a versão serial do continente Kamaz seja apresentada em 2024 ou 2025, anunciou o fabricante, atualmente comemorando seu 50º aniversário.

Sediada na cidade de Naberezhnye Chelny, na República Russa do Tartaristão, a Kamaz é a maior fabricante de caminhões do país. Produz mais de 30.000 veículos por ano, que não são apenas procurados na Rússia e nas antigas repúblicas soviéticas, mas também são enviados para a América Latina, Oriente Médio e África. Os caminhões Kamaz foram a força dominante no Rally Dakar, com sua equipe vencendo o prestigiado evento 16 vezes desde 2000.

Por chicodaboleia

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)