Bosch lança quebra-sol virtual

14/01/2020
Neste verão, você que é estradeiro ou estradeira, tem dirigido no sol? Às vezes a luz solar atrapalha a visão do motorista e coloca sua segurança em risco. Pensando nisso, a Bosch criou o Visor Virtual, que veio para substituir o quebra-sol e impedir que a visão do condutor seja bloqueada.

Para a empresa, o quebra-sol tradicional não está equipado para lidar adequadamente com o problema da luz solar bloqueando a visão do motorista. Isso porque, ao bloquear a luz nos olhos da pessoa, ela também bloqueia parcialmente a visão. Na melhor das hipóteses, ele bloqueia parte do sol nos olhos, mas junto disso, parte da visão também é bloqueada.

O Visor Virtual é composto por um monitor LCD e uma câmera intuitiva. A tecnologia utiliza algoritmos inteligentes para bloquear intuitivamente o brilho do sol e não a visão da estrada à frente.

A inovação, que foi reconhecido como Melhor da Inovação no CES 2020 Innovation Awards, foi lançado na edição do evento deste ano, em Las Vegas.

Como funciona o quebra-sol virtual da Bosch?

O aparelho foi pensado para rastrear a sombra projetada pelo sol no rosto dos indivíduos e bloquear a luz do sol apenas no necessário, sem atrapalhar o campo de visão do motorista.

O sistema usa inteligência artificial para localizar o motorista na imagem da câmera e também para determinar os pontos de referência no rosto – incluindo os olhos, nariz e boca – para que ele possa identificar sombras.

O algoritmo analisa a visão do motorista, escurecendo apenas a seção da tela em que a luz bate nos olhos. O restante da tela permanece transparente – o que favorece a visão, já que não há um escurecimento total do display.

Por que é importante?

Dados mostram que das indenizações pagas pelo Seguro Obrigatório DPVAT, 16% estão associadas a acidentes registrados entre as 17h e 19h59, o período de troca da noite para o dia em que a visão do motorista é afetada, oferecendo condições mais suscetíveis a acidentes.

O National Highway Traffic Safety Administration relata todos os anos milhares de acidentes de carro relacionados ao brilho do sol e outro estudo indica que o risco de um acidente de carro é 16% maior com incidência direta da luz solar.

O aparelho foi criado a partir de uma iniciativa de funcionários da Bosch, com orçamento limitado. Um grupo de três engenheiros desenvolveu a ideia do Visor Virtual e criou protótipos durante o tempo livre para garantir financiamento interno para o conceito do projeto.

“Como muitas ideias iniciais, estávamos trabalhando com capital e recursos limitados”, afirma Jason Zink, especialista técnico da Bosch na América do Norte e um dos co-criadores do Visor Virtual.

“O protótipo original, usado no primeiro lançamento do conceito, foi feito a partir de um monitor LCD antigo que recuperamos de uma lixeira”, conta.

Por Trucao

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)