Volkswagen amplia o domínio nos médios e semipesados

22/01/2020
Mais uma vez, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) comprovou seu domínio histórico nos segmentos de caminhões médios e semipesados, ao conquistar cinco certificações no Prêmio Lótus 2020. Nos médios, que incluem os veículos de 6t a 15t de PBT, a montadora alemã garantiu pela 18ª vez o título de “Campeões de Vendas” na categoria, ao contabilizar um total de 6.681 unidades licenciadas no Renavam. Da mesma forma, a fabricante foi eleita como “Marca do Ano em Caminhões Semipesados”, pelo 13º ano consecutivo, como resultado do emplacamento de 10.246 unidades dessa categoria de peso em 2019.

Prêmio Lótus Prêmio Lótus revela os Campeões de Vendas em 2019

O maior mérito da VWCO, contudo, não se restringiu ao primeiro lugar no ranking. A empresa registrou expressivos ganhos em volume, na comparação com o ano anterior, além de um forte aumento de participação nos dois segmentos. No mercado de médios, a fabricante instalada em Resende mostrou uma evolução de 42%, bem acima dos 35% da média geral da indústria. Enquanto o market share saltou de 62% para 66% no biênio avaliado, o maior nível de toda história da empresa.

Recorde histórico

Nos semipesados, o resultado não foi diferente. A Volkswagen Caminhões e Ônibus acusou um crescimento de 50,5% no volume de emplacamentos, ante 29,8% da média dos demais fabricantes. E mostrou um avanço de mais de 4 pontos percentuais na participação desse mercado, de 62,0% para 66,3%, configurando um novo recorde histórico. Vale lembrar que o segmento de semipesados ocupa o segundo lugar no mercado de caminhões, depois dos pesados, sendo responsável pela comercialização de mais de 23 mil unidades no ano passado.

Outra conquista da marca no segmento foi a confirmação do VW Constellation 24.280 6×2 como “Caminhão Semipesado do Ano”, por conta das 3.744 unidades licenciadas do modelo. Com isso, o VW Constellation 24.280 6×2 já acumula nada menos que sete troféus na modalidade, outorgados pelo Prêmio Lótus.

Segundo Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VW Caminhões e Ônibus, a proximidade com os clientes estimula a melhoria contínua dos produtos e serviços da marca. “Nos semipesados, a linha VW Constellation hoje é a referência do segmento, oferecendo conforto ao motorista, melhor economia e produtividade na operação, e alta valorização no valor de revenda do veículo usado. A mesma coisa acontece no segmento de médios, onde o sucesso estrondoso da nova linha VW Delivery fez a diferença. Esse desempenho alavancou as vendas não apenas dos clientes que já trabalhavam com a Volkswagen mas, principalmente, trouxe novos clientes que até então não tinham experiência com a marca”, completa.

Além de mostrar a força da marca nos dois segmentos de mercado, a Volkswagen ainda pode comemorar mais dois cobiçados troféus do Prêmio Lótus 2020. O primeiro é o título de “Caminhão Leve do Ano” atribuído ao VW Delivery 9.170 pelo segundo ano consecutivo, em reconhecimento às 3.411 unidades do modelo licenciadas em 2019. O mesmo se deu com o VW Delivery 11.180 que encerrou o período com um total de 4.542 unidades emplacadas no Renavam, que lhe renderam o troféu de “Caminhão Médio do Ano”.

Apesar de tantas conquistas, a Volkswagen acusou uma perda em 2019. Depois de 18 anos de domínio no segmento de caminhões leves, a fabricante teve de ceder o primeiro lugar no pódio ao seu principal concorrente, a Mercedes-Benz. Tudo por causa da boa atuação do Acello, tanto na versão 1016 quanto 815 que, juntos, responderam por 42% das vendas

 Confira a lista completa dos ganhadores do Prêmio Lótus 2020

Fonte: Frotacia.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)