Passo a passo
Agora sim, você já tem sua primeira habilitação e quer mudar de categoria, mas isso exige alguns cuidados e condições.
A primeira condição para mudança de categoria é estar com a habilitação regularizada, ou seja, ela não pode estar suspensa, nem cassada.
Com isso conferido, vem a segunda condição, que é não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.
De maneira resumida, se você quer mudar de categoria, é preciso ficar um ano sem tomar multas e manter sua CNH regularizada.
CNH Categoria C
Para mudar para categoria C (para dirigir veículos utilizados em transporte de carga, com peso bruto total acima de 3.500 kg, como caminhões, caminhonetes e vans de carga), é obrigatório estar há, pelo menos, 1 ano habilitado na categoria B.
CNH Categoria D
Já para mudar sua CNH para categoria D (para dirigir veículos de transporte de passageiros com lotação acima de 8 lugares, como ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros) é preciso ter, no mínimo, 21 anos.
Com a idade mínima atendida, há dois caminhos para a mudança de categoria. A primeira é estar habilitado há 2 anos na categoria B, já a segunda é estar há 1 ano habilitado na categoria C.
CNH Categoria E
Por fim, para adquirir a CNH com categoria E (para dirigir veículos tracionando unidade acoplada que pesem 6.000 kg ou mais), também é necessário ter, no mínimo, 21 anos.
É importante frisar que, na mudança de categoria para E, é preciso ter passado pelas categorias C e/ou D, anteriormente. Não é possível para um motorista habilitado com a categoria B mudar sua CNH direto para E.
Assim, segundo o Detran-SP, há três caminhos. O primeiro é estar habilitado há 2 anos na categoria C.
O segundo é estar habilitado há 1 ano na categoria D, caso a mudança tenha sido feita a partir da categoria B.
Já no terceiro caminho, caso o motorista tenha obtido a categoria D, a partir da C, pode solicitar a mudança para E a qualquer momento.
Outras exigências
Para dar início ao processo de mudança de categoria, será exigido do motorista a realização de exame toxicológico. Com o resultado em mãos é preciso agendar um horário em alguma unidade do Detran, levando seus documentos e o exame toxicológico.
Lá serão coletadas suas digitais, foto e assinatura, para iniciar o processo de mudança de categoria. Após isso, é necessária a realização de um exame médico, para comprovar sua aptidão física e mental. É importante buscar profissionais credenciados pelo Detran do seu Estado.
Após ser aprovado no exame toxicológico e ser considerado apto pelo médico e pelo psicólogo, está na hora de iniciar as aulas em um CFC (Centro de Formação de Condutores), que ofereça curso para o veículo desejado. A autoescola, autorizada pelo Detran, dará início ao curso de direção veicular.
Após a conclusão do curso, é marcada a prova prática. Após aprovado, é só buscar sua CNH em uma unidade do Detran, ou na autoescola, caso esteja previsto no contrato firmado com você.
Agora é só correr atrás do seu lugar na estrada, na cidade ou no campo e fazer valer sua nova categoria de habilitação.
Fonte:planetacaminhao.